Como ganhar dinheiro com um blog?
Como ganhar dinheiro com um blog?
03 de Agosto de 2008

Seguindo o "Como responder aos comentários dos seus leitores", venho acrescentar os grupos de comentarios que faltavam mencionar. São os tipos de comments feitos por pessoas que têm algumas incertezas e dedicam o seu tempo a comentar e a partilhar a informação no nosso blogue. São mais dois grupos. Saiba como responder aos comentários dos seus leitores duma forma profissional e produtiva.

 

2º GRUPO
 
Insiro neste grupo, todos os comentários dos leitores que querem ver suas dúvidas / questões esclarecidas, ou querem de alguma forma expressar a sua opinião sobre o assunto abordado no post.
 
  • Dúvidas
  • Perguntas / Questões
  • Opiniões
  • Criticas
  • Sugestões
 
DÚVIDAS / PERGUNTAS / QUESTÕES / SUGESTÕES
 
Se um leitor coloca uma dúvida, sugiro que responda da melhor forma e que não receie de ter que fazer um novo post para dar uma resposta. Vejo em muitos outros blogs, os autores respondendo da seguinte forma:
 
- … não vou responder mais porque senão dava outro post ...
 
Fica mal você responder desta forma. Aliás, se você responder como exemplifiquei em cima, dá a entender aos outros que não adianta colocar questões muito difíceis, pois a resposta é muito longa ou demorada e o autor tem mais o que fazer do que estar a responder às dúvidas dos seus leitores, Há coisas mais importantes do que responder aos comentários do leitores !!??. A meu ver, o seu leitor é mais importante do que o resto e por esse motivo, merece a melhor resposta que pode dar. Além do que, pode haver mais leitores que tenham a mesma questão, logo, ao responder a ele, responde a todos os outros que têm a mesma dúvida ou que simplesmente não têm tempo de fazer um comentário para colocar a questão. Responda bem, usando todo o tempo do mundo. Esclareça todas as dúvidas colocadas pelos seus leitores, e aproveite na mesma a dica, para fazer um post no futuro.
 
Dêem mais importância aos comentários dos seus leitores. Eles representam todos os que o visitam e certamente você deseja fidelizá-los … a todos eles.
 
CRÍTICAS
 
Se o leitor comenta desta forma:
 
Olá. Não concordo com a sua opinião. Acho que deve ser assim …. e não ao contrario.
 
Não elimine o comentário. Nem todos temos a mesma opinião. Cada um com a sua … A blogosfera é isso mesmo, o debate e o confronto de ideias ou pontos de vista diferentes. Devemos respeitar todas elas. São todas importantes. A discussão (amigável, claro) faz parte da Democracia e como vivemos num país democrático, devemos mostrar a nossa opinião, mostrar o nosso ponto de vista, debater e argumentar. Devemos fazê-lo com toda nossa força e fazer notar o nosso ponto de vista e os conhecimentos que temos sobre esse assunto.
 
Existem criticas construtivas que nos alertam para algumas coisas que estavam a passar despercebidas ou que de alguma forma não as estávamos a ver como deveríamos ver, logo, as criticas são muito importantes para o nosso trabalho. Apesar de gostar de elogios e agradecimentos, gosto mais de criticas, pois dessa forma, podemos aprender, corrigir e/ou acrescentar algo aos nossos conhecimentos.
 
Sugiro que responda desta forma às críticas deixadas pelos outros.:
 
Olá …
Obrigado pelo comentário e agradeço o facto de teres passado por cá.
É bom saber que existem outras opiniões, no entanto, quando me referi a … foi porque … e porque … No entanto respeito a tua opinião e de certa forma tens razão em … e em …
Foi um prazer trocar ideias contigo. Caso ainda não o tenhas feito, sugiro que assines o Feed, pois dessa forma receberás todos os posts futuros directamente na caixa do email ou directamente no teu leitor de Feed`s.
 
 
3º GRUPO
 
Este grupo é um grupo de comentários em que a maioria dos webmasters nem sequer se dá ao trabalho de responder, aliás normalmente eliminam os mesmos. Pois eu acrescento: RESPONDA a todos, inclusive a ofensas e provocações. Dessa forma mostra a todos como você é e qual a sua maneira de ser e de estar na blogosfera e na vida
 
  • Ofensas
  • Injurias
  • Provocações
  • SPAM
 
Sugiro que responda a esse tipo de afirmação, desta forma:
 
Olá …
Obrigado pelo comentário e agradeço o facto de teres passado por cá.
É sempre bom saber o feed-back dos nossos leitores, pois dessa forma podemos sempre melhorar a nossa maneira de ser e de estar.
 
Coloquei o SPAM neste grupo, pois alguns de nós simplesmente eliminam o SPAM, e nem se dão ao trabalho de responder. Pois eu, sugiro o seguinte:
 
Sempre que alguém fizer SPAM nos seus comentários, elimine o link do comentário e responda desta forma:
 
Olá …
Obrigado pelo comentário e agradeço o facto de teres passado por cá.
No entanto, eliminei o link que deixou pois de certa forma achei que não tinha nada a ver com o post em questão. No entanto, caso queira acrescentar alguma informação relacionada com os posts, é sempre bem-vindo.
 
Desta forma, não só está a acrescentar mais 2 comentários ao post, como está a avisar os outros para não fazerem o mesmo, ou, que não compensa o esforço que vão ter. Além do que, é uma forma simpática de tratar todos os seus leitores e transmite a mensagem a todos: Não façam SPAM.
 
Deve estar a pensar … mas se tenho “anti SPAM” certamente esse comentário não passa por ele !? Já que falamos nesse assunto, quero aproveitar para lhe dizer que sou contra o AntiSPAM. Por vezes, certos comentários não passam, apenas  por ter sido rotulado de Spammer, sem o ser na realidade.Pode haver algum algum engano. Tenho assistido a alguns casos de má atribuição da categoria de “Spammer” pelo Akismet (Anti-SPAM). Um webmaster atento, elimina todos os SPAM`s. E para você que tem poucos comentários, experimente retirar o anti-SPAMmer, e seguramente os seus comentários aumentaram.
 
DICAS
 

Crie a sua comunidade de leitores, subscritores e comentadores. Fidelize os mesmos através do leitor de Feed ( FeedReaders ) e da resposta a todos os comentários no seu blogue. Trate todos por igual, não responda só quando fazem perguntas, responda a TODOS os COMENTÁRIOS e verá o número de comentários a aumentar e o sentido de comunidade a crescer.

 

Se você tem uma média de 5 comentários por post, sugiro que responda a todos eles, um a um, ao invés de responder a todos num comentário apenas. Dessa forma aumenta para o dobro o número de comentários, pois acrescenta os seus 5 comentários aos dos seus leitores. Quando você já tiver mais de 10 / 20 comentários por post, então já pode responder a todos eles num comentário apenas.

 
Outra dica que aprendi com o meu colega e amigo Helder Encarnação, do mercadologia foi:
 
Caso use o Plugin Top Comentadores, retire o nofollow dos links das assinaturas. Dessa forma está agradecendo e ajudando todos os seus comentadores retribuindo o favor com um link sem nofollow. Mostra que seus comentadores de topo merecem todo o seu “LinkJuice” e “LinkLuv” ao invés de dar apenas aos seus amigos. Dê mais valor a quem contribui para o seu blogue. Os comentadores também ajudam na “construção da comunidade em torno do blogue” e quem nos ajuda são os nossos “verdadeiros amigos”.
 
Visitem o blogue do Hélder e comentem, pois o blogue fala de marketing duma forma inteligente e divertida. Sugiro a todos os meus leitores e a todos os que estão inseridos no nicho MMO ou eMarketing, que façam uma visita. Uma outra razão (que não interessa para nada …), é ter PR4 (sem nofollow). Penso que não é necessário dizer duas vezes.
 
Próximo post: Porque deve comentar noutros blogues … A não perder !!
 
Grande abraço para todos os visitantes, leitores, subscritores, comentadores e colegas.

.

Queres aprender como criar um blog e montar o teu próprio negócio?

.

Eu vivo do rendimento que os meus blogs geram.

Larguei o meu emprego como vendedor de móveis para me dedicar aos blogs à 5 anos atrás.

Passados 3 meses a blogar, já ganhava mais como blogger do que no meu antigo emprego.

Qualquer pessoa pode aprender como criar um blog e montar o seu negócio na internet.

Tu também podes, basta quereres ...

Existe um Curso de Internet Marketing que te ensina tudo, mesmo que não saibas nada !!!

Podes ver aqui um video gratis sobre o sistema de blogging.

Mais informaçãoes aqui:

tutovideogratis-banner

publicado por admin às 01:34

Interessante a sugestão das respostas ao SPAM. Para quantidades reduzidas parece-me uma boa ideia, mas se formos inundados é impensável.
18 de Agosto de 2008 às 16:09

Ola Web Milionario.
Obrigado pelo comentário e por teres passado por cá.

É obvio que responder ao spam, apenas aconselho para quem tem um numero de comentários baixo.

Agora, concordo que para quem já tem alguns comentários, torna-se uma acção impraticavel.

Abraço,
Artur
5 de Dezembro de 2008 às 21:54

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


subscrever feeds
pesquisar