Como ganhar dinheiro com um blog?
Como ganhar dinheiro com um blog?
02 de Agosto de 2008

Como responder aos comentários dos seus leitores é um assunto muito falado e discutido na blogosfera. Todos concordam que, devemos responder aos comentários deixados pelos nossos visitantes, leitores, subscritores, comentadores e colegas. Pois eu acrescento: Devemos responder a TODOS. Ou seja, devemos responder a cumprimentos, agradecimentos, elogios, dúvidas, questões, opiniões, insultos, agressões e ao SPAM!!. Todos os leitores que se dão ao trabalho de nos deixar um comentário, por mais insignificante, curto, relativo, ou importante que seja, merecem sempre uma resposta. Faz parte da boa educação. Vou passar alguns dos conhecimentos adquiridos desde o primeiro dia em que comecei a blogar, até às últimas semanas sobre esse assunto. Vou dividir os comentários por grupos e sugerir como deve responder. Saber como responder aos comentarios dos seus leitores, além de ser uma “obrigação” para todos os webmasters que pretendem ser reconhecidos na blogosfera e na web em geral, é uma forma eficaz de fidelizar os nossos leitores e reforça o sentido de comunidade (interacção entre autores / leitores e vice-versa, ou mesmo interacção entre leitores / colegas), logo, é um factor a ter em conta ou um exemplo a seguir e a aplicar por todos. Podem copiar os exemplos que dou em baixo e usar os mesmos nas respostas que dão aos leitores no vosso blogue, basta alterar apenas alguns pormenores. Aliás, sugiro que o façam, pois dessa forma automatizam um pouco o trabalho e aceleram o processo. 

 

Alguns dos exemplos que dou, são exemplos que aprendi recentemente, logo, podem não os encontrar nos meus posts antigos, mas certamente os vão encontrar em posts futuros.
 
Antes, vou falar dum blogue que recentemente me tornei seu leitor e comentador assíduo. Refiro-me ao blogue do Paulo Faustino, o "Fique-Rico.com. É um exemplo para todos e uma maneira de ser e de estar na blogosfera que admiro bastante. O que aprendi e quero transmitir para todos os meus leitores e colegas que me visitam, é o seguinte:
 
Devemos responder a todos os comentários começando a resposta desta forma:
 
Olá …
Obrigado pelo comentário e agradeço o facto de teres passado por cá.
 
Além de ser educado, fica bem, pois todos os leitores vão admirar você pelo simples facto de agradecer a todos pelo comentario. Caso o comentário seja feito por alguém que também tem um blogue esse alguém é um companheiro “das andanças”ou um colega da profissão, logo, sugiro que responda desta forma:
 
Olá …
Obrigado pelo comentário e agradeço o facto de teres passado por cá, colega.
 
Se repararem acrescentei a palavra colega. O Paulo Faustino, foi dos primeiros a tratar os outros autores por COLEGA (admirável). A palavra colega, além de mostrar que você é um companheiro, amigo e colega da mesma profissão, mostra que você admira trabalho do outro e o respeita como colega. A palavra colega, apesar de ser apenas mais uma palavra, tem um enorme significado e um poder fabuloso para abrir “portas” e criar laços de amizade com outros autores, independentemente se são autores conceituados / consagrados ou não. Também, mostra que você trata a concorrência como trata todos os seus leitores e amigos, de igual para igual. Um blogue a visitar e subscrever ... 
 
Dividi este post, pois quando acabei, verifiquei que tinha mais de 2000 palavras. Como não quero que fique nada por dizer, nem que o achem algo maçador ou extenso, fiz a divisão em dois posts.
 
Adiante …
 
Vou dar alguns exemplos sobre qual a melhor forma de responder aos seus leitores, dividindo os comentários que fizeram no seu blog por grupos:
 
1º GRUPO
 
Enquadro neste grupo todos os comentários que são uma forma dos nossos leitores nos cumprimentarem ou elogiarem o trabalho que nós (autores) fizemos:
 
  • Cumprimentos
  • Agradecimentos
  • Elogios
  • Informação
 
CUMPRIMENTO / AGRADECIMENTO
 
Se o seu leitor deixa um comentário do tipo:
 
Olá. Descobri o seu blog através duma pesquisa do google.
Obrigado pela informação / dica.
 
Então, sugiro que responda desta forma:
 
Olá …
Obrigado pelo comentário e agradeço o facto de teres passado por cá.
Caso ainda não o tenhas feito, sugiro que assines o Feed, pois dessa forma receberás todos os posts futuros directamente na caixa do email ou directamente no leitor de Feed`s.
 
Ou seja, primeiro responde agradecendo o comentário. Devemos sempre responder desta forma, agradecendo o comentário do leitor. É uma questão de educação e mostra o seu agradecimento pelo trabalho que o leitor teve em responder. Em segundo lugar e se for a primeira vez que o leitor comente, sugerimos que assine nosso Feed de maneira a fidelizar o mesmo.
 
Se o leitor comenta desta forma:
 
Olá … Adorei o seu post. Aprendi imenso com ele. Obrigado.
 
Então, no mínimo sugiro que responda dizendo:
 
Olá …
Obrigado pelo comentário e agradeço o facto de teres passado por cá.
Faço-o com o maior prazer (ou o prazer é todo meu).
Caso ainda não o tenha feito, sugiro que assine o Feed, pois dessa forma receberá todos os posts futuros directamente na caixa do email ou directamente no leitor de Feed`s.
 
Agradeça sempre, nem que seja pelo simples facto de terem comentado. Sabe sempre bem saber que o nosso comentário teve “feed-back” da parte do autor. É frustante, quando comentamos e sentimos que ninguém deu importância ao comentário que deixamos. É o suficiente para não comentarmos mais ….
 
ELOGIO
 
Por outro lado, caso os seus leitores comentarem desta forma:
 
Olá. Bom post. Adorei ler e aprendi muito com ele. Vou seguir os seus ensinamentos (dicas) no meu blog. Você é uma fonte de inspiração para mim e para todos. Desejo muito sucesso para você.
 
Neste caso, sugiro o seguinte: Se o seu leitor deseja muito sucesso para você, RETRIBUA O FAVOR. Não basta você responder ao comentário agradecendo. A meu ver, como colegas que somos, temos o DEVER de visitar o blogue do colega, e deixar um comentário no blogue dele, dizendo:
 
Olá …
Bom post. Desejo muito sucesso para você também, colega.
Vou assinar o teu Feed para receber todos os posts futuros.
 
Não só coloca um link seu noutro blogue, como responde aos votos de sucesso da melhor forma, interagindo com o outro colega, desejando o mesmo para ele no blogue dele. Responda dessa forma e depressa se aperceberá do poder que tem essa acção e as palavras que usou. Todos somos COLEGAS uns dos outros em vez de concorrentes. Esse é o espírito de “comunidade”.
 
INFORMAÇÃO
 
Por outro lado, se o leitor acrescentar um link doutro site / blog (nem que seja do blog dele) que seja uma mais valia para o post ou que acrescente alguma informação e que de alguma forma tenha alguma utilidade ao post, então você deve agradecer pela partilha de informação (colocando o nofollow no link, claro), respondendo desta forma:
 
Olá …
Obrigado pelo comentário e agradeço o facto de teres passado por cá.
Dei uma olhada no link que indicas-te e quero agradecer pela referência ao mesmo e por teres partilhado a informação com todos.
 

Continua no post seguinte "como responder aos comentarios (parte 2)"

 

Grande abraço para todos os visitantes, leitores, subscritores, comentadores e colegas.

.

Queres aprender como criar um blog e montar o teu próprio negócio?

.

Eu vivo do rendimento que os meus blogs geram.

Larguei o meu emprego como vendedor de móveis para me dedicar aos blogs à 5 anos atrás.

Passados 3 meses a blogar, já ganhava mais como blogger do que no meu antigo emprego.

Qualquer pessoa pode aprender como criar um blog e montar o seu negócio na internet.

Tu também podes, basta quereres ...

Existe um Curso de Internet Marketing que te ensina tudo, mesmo que não saibas nada !!!

Podes ver aqui um video gratis sobre o sistema de blogging.

Mais informaçãoes aqui:

tutovideogratis-banner

publicado por admin às 15:23

Oi, tentei enviar-te um email mas veio retornado.
entra em contacto comigo sff.
2 de Agosto de 2008 às 19:17

Ola Mario,
Desculpa pelo comentario que deixei no MuioMuio, mas como não obtive resposta ....

Vou enviar novo email.

Abraços colega,

Artur
2 de Agosto de 2008 às 20:18

Amigo Artur, estás a tornar-te uma referência aos poucos e enquanto vais participando e escrevendo para outros blogs. Agradeço a referência ao Fique Rico.
Sei que brevemente estarás a escrever para outros blogs. Os guest-posts têm esse poder.
Infelizmente ainda existem bloggers que só abrem os olhos para essa ferramenta depois de os seus concorrentes começarem a trabalhar dessa forma. Esperemos que os Guest-Posts se tornem um standard em Portugal :)

Excelente artigo sobre como comentar em blogs. Responder a todos e com dedicação é seguramente o passo correcto a dar.

Grande Abraço.
2 de Agosto de 2008 às 19:44

Ola Paulo.
Obrigado pelo comentario colega.
Foi um prazer fazer referencia ao FR. Aliás, recomendo a todos os meus leitores passarem no teu blog.

ps: Alguma coisa devo estar a fazer bem, pois já é a segunda vez que por aqui passas a elogiar. És sempre bem-vindo amigo e colega.

Artur
2 de Agosto de 2008 às 20:21

[ ... Seguindo o "Como responder aos comentários dos seus leitores", venho acrescentar os grupos de comentarios que faltavam mencionar. ... ]

3 de Agosto de 2008 às 02:02


















Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
Criação de Sites by www.arturferreira.net
Creative Commons 
License
pesquisar